A Idade Contemporânea tem
início com o mais importante dos acontecimentos, a Revolução Francesa (1789 D.C.),
marcada pelo Iluminismo, trazendo grandes avanços para a sociedade, como a
valorização da razão, crítica a religião, transformações políticas e
econômicas.
A euforia tecnológica propagada pela Revolução
Industrial marcou o século XIX como um período de ascensão de diversas áreas do
conhecimento.Foram feitas várias tentativas de sistematizar as diversas áreas
do saber, com o desenvolvimento da tecnologia, a educação e a cultura ganharam
grande impulso na medida em que o desenvolvimento tecnológico vinculava-se com
o desenvolvimento industrial, com o surgimento de tecnologias como o computador
e a televisão a esses aspectos se tornaram mais fortes e acompanhou o
desenvolvimento.
Na passagem do século XIX para o XX, a chamada cultura
de massa começou a aparecer nas grandes cidades, a criação do cinematógrafo
trouxe a criação das artes cinematográficas e também a música, que nessa época
também viveu grandes mudanças, tanto no campo erudito quanto no popular,
passando a se tornar uma das principais culturas que se pode tirar de um país.
Portanto, o século XX é o cenário
dessa renovação na pedagogia. Desse período até os dias atuais, muitas
transformações ocorreram no campo da educação para tornar viável uma escola
inclusiva que atenda a todos sem discriminação e que garanta a formação
adequada para a vida, de tal forma que estes sujeitos, possam viver de forma
produtiva e satisfatória, com autonomia e independência.
Para concluir uma reflexão:
Segundo Magalhães; Lage (2002, p.16):
A
escola, e, principalmente os professores, encontrarão em suas salas uma
população cada vez mais heterogênea, que engloba um conjunto de alunos com
necessidades educacionais especiais, temporárias ou não, às quais, os
professores terão, necessariamente, de responder. Assim a escola deverá
desempenhar um novo papel: servir de palco à diversidade cultural e educacional
que a realidade dos dias atuais lhe confere.
Mariana, Mellany e Laís.
0 comentários:
Postar um comentário