Um mundo em
transformação
Essa poderia ser uma
das mais gerais perspectivas que poderíamos ter do período que compreende os
anos entre 1453 e 1789. O reaquecimento das atividades comerciais e o
Renascimento marcam o período em que o individualismo e o enfrentamento do
mundo tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno.
Educação na Idade Moderna
A educação na idade moderna, era privilegio somente dos
nobres, como o poder político era passado de pai para filho. Essas classes
gozavam do direito da educação, assim a maioria da população permanecia na
ignorância, sem direito a educação (alguma semelhança com os dias de hoje?! rsrs ). As escolas eram na maioria controladas
pelas ordens religiosas, os nobres e burgueses faziam questão que seus filhos
fossem ensinados em colégios jesuíticos para se igualar aos
filhos dos nobres.
A Pedagogia Realista
O século XVII marca o surgimento da pedagogia realista que estabelece um momento de transição entre a pedagogia do renascimento e a pedagogia iluminista do século XVIII.
A busca pelo saber e a liberdade de pensamento: duas premissas do Iluminismo.
A pedagogia realista é fortemente influenciada pelo empirismo (O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros). de Francis Bacon e pelo racionalismo de Descartes. Também sofre a influência do movimento científico da época, liderado por Galileu e Kepler, sem mencionar a profunda revolução causada pela teoria heliocêntrica elaborada por Nicolau Copérnico, ainda no século XVI.
A pedagogia realista, que tem Ratke, Comenius e Locke como principais expoentes, busca substituir o conhecimento verbalista anterior pelo conhecimento das coisas. Para tanto, procura criar uma nova didática. Segue reafirmando com mais ênfase ainda a individualidade do educando e, na ordem social e moral, advoga o princípio da tolerância, do respeito à personalidade e de fraternidade entre os homens.
Francis Bacon
Será que as propostas desses filósofos de usar as experiências e conhecimentos prévios não cabe nos dias de hoje? Reflita sobre :)
Até a próxima!
Laís, Mariana e Mellany.
Referências
Disponível em http://www.infoescola.com/filosofia/empirismo/ / http://www.brasilescola.com/historiag/idade-moderna.htm
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