skip to main | skip to sidebar

Sobre nós!

História da educação - Ontem e Hoje!
Estudantes de pedagogia :)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Arquivo do Blog

  • ▼ 2013 (9)
    • ▼ junho (9)
      • Cultura e Educação dos Tempos Bíblicos.
      • A Escola - Paulo Freire / Dica - fique ligado!
      • Idade Contemporânea
      • Idade Moderna
      • Educação na Idade Média
      • Contribuições da História da Cultura à História da...
      • Educação na Antiguidade
      • Nossos Objetivos: vamos juntos!
      • Sobre as autoras!

Para fuçar!

Para fuçar!

História da Educação - Ontem e Hoje!

sábado, 15 de junho de 2013

Educação na Idade Média

Hoje vamos relacionar um pouco de educação na idade média com o que temos hoje na educação.
Durante idade medieval (séc V - XIV) a igreja católica dominou área da educação, seu objetivo era transmitir o cristianismo - a educação era voltada para o teocentrismo. O ensino era de total responsabilidade da igreja. Naquela época só os clérigos eram letrados ( nem nobres nem servos sabiam ler), podemos perceber porque a influência da igreja católica era tão grande. As escolas funcionavam nas igrejas, catedrais e mosteiros. A igreja tinha o importante papel de transmitir a educação. Eram os Scholarius que dirigiam a escola e os clérigos que ministram vão as aulas. As disciplinas que compunham o currículo eram chamada de "sete artes liberais": gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música.




                           




Naquela época poucas pessoas tinham acesso à educação e isso se devia ao fato de que para estudar era necessário ter uma autorização que vinha dos bispos e diretores das escolas eclesiásticas. Eles dificultavam o quanto podiam a concessão da autorização, pois tinham medo de perder o poder pela educação.
As lições vinham a partir da exposição, os professores expunham o conteúdo, e os alunos não tinham o direito de questionar.
As mulheres não podiam ter acesso a a qualquer tipo de educação formal, só poderiam aprender se alguém fosse ao castelo lhes ensinar. Sua função era cuidar do marido e dos filhos.
Os camponeses não tinha o direito de estudar, mas tinham a obrigação de ter a formação religiosa. 
Naquela época só a classe mais rica estudava, só os filhos homens dos nobres. Aprendiam o latim, ensinamentos religiosos e táticas de guerra. 
Nesta época a educação na era vista como um meio de conseguir mais religiosos, por isso a igreja católica tinha medo de perder o poder.

A escola que conhecemos hoje tem muito da escola da idade média, como ter um professor ministrando as aulas, e este ter que prestar contas do ensino a alguém ( naquela época para a igreja católica, e hoje para o governo).
E apesar de muito diferente , e dizerem que a educação é para todos, ainda vemos descaso e podemos perceber que a educação para os que podem pagar é privilegiada.
Mas e aí?! Será que mudou muita coisa?!



Vamos refletir!!








Mellany, Mariana e Laís











Referências


Disponível  http://www.pedagogia.com.br/historia/medieval3.php
Postado por História da educação - Ontem e Hoje! às 18:14

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod