skip to main | skip to sidebar

Sobre nós!

História da educação - Ontem e Hoje!
Estudantes de pedagogia :)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Arquivo do Blog

  • ▼ 2013 (9)
    • ▼ junho (9)
      • Cultura e Educação dos Tempos Bíblicos.
      • A Escola - Paulo Freire / Dica - fique ligado!
      • Idade Contemporânea
      • Idade Moderna
      • Educação na Idade Média
      • Contribuições da História da Cultura à História da...
      • Educação na Antiguidade
      • Nossos Objetivos: vamos juntos!
      • Sobre as autoras!

Para fuçar!

Para fuçar!

História da Educação - Ontem e Hoje!

sábado, 15 de junho de 2013

Idade Moderna

Um mundo em transformação
Essa poderia ser uma das mais gerais perspectivas que poderíamos ter do período que compreende os anos entre 1453 e 1789. O reaquecimento das atividades comerciais e o Renascimento marcam o período em que o individualismo e o enfrentamento do mundo tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno.





Educação na Idade Moderna
A educação na idade moderna, era privilegio somente dos nobres, como o poder político era passado de pai para filho. Essas classes gozavam do direito da educação, assim a maioria da população permanecia na ignorância, sem direito a educação (alguma semelhança com os dias de hoje?! rsrs ). As escolas eram na maioria controladas pelas ordens religiosas, os nobres e burgueses faziam questão que seus filhos   fossem ensinados em colégios   jesuíticos para se igualar aos filhos dos nobres.


 A Pedagogia Realista

O século XVII marca o surgimento da pedagogia realista que estabelece um momento de transição entre a pedagogia do renascimento e a pedagogia iluminista do século XVIII.



                          A busca pelo saber e a liberdade de pensamento: duas premissas do Iluminismo.
                 A busca pelo saber e a liberdade de pensamento: duas premissas do Iluminismo.



A pedagogia realista é fortemente influenciada pelo empirismo (O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros). de Francis Bacon e pelo racionalismo de Descartes. Também sofre a influência do movimento científico da época, liderado por Galileu e Kepler, sem mencionar a profunda revolução causada pela teoria heliocêntrica elaborada por Nicolau Copérnico, ainda no século XVI. 

A pedagogia realista, que tem Ratke, Comenius e Locke como principais expoentes, busca substituir o conhecimento verbalista anterior pelo conhecimento das coisas. Para tanto, procura criar uma nova didática. Segue reafirmando com mais ênfase ainda a individualidade do educando e, na ordem social e moral, advoga o princípio da tolerância, do respeito à personalidade e de fraternidade entre os homens.




                                         
                                  Francis Bacon  



Será que as propostas desses filósofos de usar as experiências e conhecimentos prévios não cabe nos dias de hoje?  Reflita sobre :)

Até a próxima!




Laís, Mariana e Mellany.



Referências



Disponível em  http://www.infoescola.com/filosofia/empirismo/  / http://www.brasilescola.com/historiag/idade-moderna.htm  

Postado por História da educação - Ontem e Hoje! às 19:56

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod