skip to main | skip to sidebar

Sobre nós!

História da educação - Ontem e Hoje!
Estudantes de pedagogia :)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Arquivo do Blog

  • ▼ 2013 (9)
    • ▼ junho (9)
      • Cultura e Educação dos Tempos Bíblicos.
      • A Escola - Paulo Freire / Dica - fique ligado!
      • Idade Contemporânea
      • Idade Moderna
      • Educação na Idade Média
      • Contribuições da História da Cultura à História da...
      • Educação na Antiguidade
      • Nossos Objetivos: vamos juntos!
      • Sobre as autoras!

Para fuçar!

Para fuçar!

História da Educação - Ontem e Hoje!

sábado, 15 de junho de 2013

Idade Contemporânea


A Idade Contemporânea tem início com o mais importante dos acontecimentos, a Revolução Francesa (1789 D.C.), marcada pelo Iluminismo, trazendo grandes avanços para a sociedade, como a valorização da razão, crítica a religião, transformações políticas e econômicas.
 A euforia tecnológica propagada pela Revolução Industrial marcou o século XIX como um período de ascensão de diversas áreas do conhecimento.Foram feitas várias tentativas de sistematizar as diversas áreas do saber, com o desenvolvimento da tecnologia, a educação e a cultura ganharam grande impulso na medida em que o desenvolvimento tecnológico vinculava-se com o desenvolvimento industrial, com o surgimento de tecnologias como o computador e a televisão a esses aspectos se tornaram mais fortes e acompanhou o desenvolvimento.
Na passagem do século XIX para o XX, a chamada cultura de massa começou a aparecer nas grandes cidades, a criação do cinematógrafo trouxe a criação das artes cinematográficas e também a música, que nessa época também viveu grandes mudanças, tanto no campo erudito quanto no popular, passando a se tornar uma das principais culturas que se pode tirar de um país.
Portanto, o século XX é o cenário dessa renovação na pedagogia. Desse período até os dias atuais, muitas transformações ocorreram no campo da educação para tornar viável uma escola inclusiva que atenda a todos sem discriminação e que garanta a formação adequada para a vida, de tal forma que estes sujeitos, possam viver de forma produtiva e satisfatória, com autonomia e independência.
                     


Para concluir uma reflexão:
Segundo Magalhães; Lage (2002, p.16):
A escola, e, principalmente os professores, encontrarão em suas salas uma população cada vez mais heterogênea, que engloba um conjunto de alunos com necessidades educacionais especiais, temporárias ou não, às quais, os professores terão, necessariamente, de responder. Assim a escola deverá desempenhar um novo papel: servir de palco à diversidade cultural e educacional que a realidade dos dias atuais lhe confere.










Mariana, Mellany e Laís.



Disponível em http://www.brasilescola.com/historiag/idade-contemporanea.htm

Postado por História da educação - Ontem e Hoje! às 20:23

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod