skip to main | skip to sidebar

Sobre nós!

História da educação - Ontem e Hoje!
Estudantes de pedagogia :)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Arquivo do Blog

  • ▼ 2013 (9)
    • ▼ junho (9)
      • Cultura e Educação dos Tempos Bíblicos.
      • A Escola - Paulo Freire / Dica - fique ligado!
      • Idade Contemporânea
      • Idade Moderna
      • Educação na Idade Média
      • Contribuições da História da Cultura à História da...
      • Educação na Antiguidade
      • Nossos Objetivos: vamos juntos!
      • Sobre as autoras!

Para fuçar!

Para fuçar!

História da Educação - Ontem e Hoje!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Educação na Antiguidade





Hoje, falaremos de uma forma resumida como foi à educação no período da antiguidade.
A idade antiga foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente e início da Idade Média. Neste período foi desenvolvido a escrita, o que propiciou uma maior fidelidade nos registros históricos das civilizações antigas, contudo esse processo deu-se devido às mudanças sociais. O homem alterou seu modo de vida, de nômade para sedentário. Com isso, os grupos sociais se fixaram e começaram a desenvolver a agricultura, assim, deu-se o surgimento de uma nova sociedade.
A antiguidade foi um período muito importante, pois foi nesta época que se deu a formação de Estados e cidades. E ainda, algumas religiões tiveram origem nessa época, como exemplo: cristianismo, budismo, confucionismo e o judaísmo. Além disso, o estudo da história começou nesse período.
A educação era privilégio das classes dominantes e sua clientela era a elite social. Sabe-se que as influências dos povos da Antiguidade, como a filosofia, as artes plásticas, a arquitetura, o teatro, e muitas ciências do passado antigo deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.

Falar do início de práticas ou manifestações educacionais verificadas na antiguidade é falar dos gregos. A Grécia Clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. A palavra paidagogos significa aquele que conduz a criança, no caso o escravo que acompanha a criança à escola. Com o tempo, o sentido se amplia para designar toda a teoria da educação.
De modo geral, a educação grega está constantemente centrada na formação integral, corpo e espírito, mesmo que de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo esportivo ora para o debate intelectual, conforme a época ou lugar.

                           
          Autor: Rafael Sanzio 

     Onde ver: Vaticano, Roma, Itália 
     Ano: 1509 - 1511 
          Técnica: Afresco 
    Tamanho: 500cm x 770cm 
 Movimento: Renascimento


Nos primeiros tempos, quando não existia a escrita, a educação é ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. As famílias gregas mais abastadas e consequentemente mais poderosas entregavam seus filhos a tutores, que eram responsáveis pelo ensino da oratória, do cálculo, da filosofia, da poesia. Enquanto as meninas recebiam educação apenas de suas mães, e aprendiam somente as lições do lar, para que se tornassem boas mães e esposas.
Apenas com o advento das poleis (πολεις) começaram a aparecer as primeiras escolas, visando atender a demanda. As explicações predominantemente religiosas foram substituídas pelo uso da razão autônoma, da inteligência crítica e pela atuação da personalidade livre, capaz de estabelecer uma lei humana e não mais divina. Surge a necessidade de elaborar teoricamente o ideal da formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão.
O cidadão não será mais o depositário do saber da comunidade, mas aquele que elabora a cultura da cidade, e ele não está mais preso ao passado, mas é capaz de projetar o futuro. Assim nasceu a Paidéia, termo criado por volta do século V A.C. que significava inicialmente apenas: criação dos meninos (pais, paidós, “criança”).
Podemos concluir que os gregos, com a elaboração de práticas educacionais e ao discutirem os fins da Paidéia, esboçaram as primeiras linhas conscientes da ação pedagógica.


Relacionando com o cenário atual:
Ao pesquisar sobre como era à educação na antiguidade, podemos notar o quanto é fundamental a história da educação, para que se entenda a educação atual, pois a educação presente é ao mesmo tempo, pedaços do passado e preparação para o futuro.

Nos dias de hoje não vivemos de certa forma uma educação elitista? Que privilegia os dotados de mais recursos, que assim sendo podem pagar uma educação de melhor qualidade do que a oferecida na rede pública?! Sem generalizações, infelizmente vivemos este cenário, e se faz necessário cada vez mais refletir nossas raízes, por mais longe na história que estejam, afinal fazemos parte de todo esse processo, ou o que fazemos hoje não irá interferir na sociedade do futuro?!

vamos procurar refletir sobre...

até a próxima!  :)






Mariana, Laís e Mellany.






CONTATO:
lais_28ma@hotmail.com

marianap.almeidaa@hotmail.com

mellany_rodrigues@hotmail.com





Referências
Disponível em http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/19/944153/conheca-escola-atenas-rafael-sanzio.html ,  http://www.pedagogia.com.br/historia/grego2.php








Postado por História da educação - Ontem e Hoje! às 23:56

2 comentários:

Anônimo disse...

Meninas, ficou um mimo o site de vocês!

Está uma gracinha e a tia aprova!

<3

16 de junho de 2013 às 22:35
Elton Caramante disse...

Mellany, Laís e Mariana,

Adorei o blog e o tema dele!!! Parabéns pela iniciativa!!!!!

Abraços,

Prof. Elton

26 de junho de 2013 às 22:07

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod